A garantia foi dada pelo administrador municipal de Viana, Demétrio António Bás de Sepúlveda, que participa do 10º Fórum dos Municípios e Cidades de Angola, que decorre na província de Malanje
Demétrio António Bás de Sepúlveda revelou que a fase concursal para a empreitada de reabilitação da rua já está concluída. “Este é um projecto que já está bem encaminhado e só aguardamos o início.
Temos a fase concursal feita e só estamos à espera da disponibilização do down payment para poder arrancar”, afirmou o administrador. Segundo o administrador, o projecto está a cargo da empresa Mota-Engil e o início dos trabalhos é esperado ainda para este ano.
Demétrio Sepúlveda afirmou, apesar de o projecto estar sob a alçada do Governo Provincial, o município tem mantido uma estreita colaboração com o Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos para garantir a execução.
“Estamos sempre a acompanhar a situação devido à interação que temos com o Gabinete Provincial”, acrescentou. Para o Fórum, Demétrio de Sepúlveda referiu que o certame visa discutir sobre a eficiência na execução do Programa de Investimentos Públicos Municipais (PIIM) e do Programa de Combate à Pobreza.
“Vamos discutir a eficiência na execução do PIIM e do programa de combate à pobreza e ver como cada município está a implementar estes programas”, disse, acrescentando que a necessidade de disponibilização de recursos para estes e outros projectos é uma preocupação partilhada por muitos municípios, incluindo Viana.
O governante destacou que, ao contrário de outros municípios que enfrentam dificuldades financeiras e dependem apenas das verbas alocadas para o programa de combate à pobreza, o município de Viana tem uma situação financeira mais estável, o que permite atender a uma gama mais ampla de necessidades.
“Viana já arrecada e tem retorno, o que nos permite atender outras questões”, explicou. Além dos desafios relacionados à infraestrutura, Demétrio de Sepúlveda mencionou outros problemas como drenagem de águas pluviais e residuais, ocupação ilegal de terrenos, assim como nos sectores da saúde e educação.
“Todos estes desafios são motivo para podermos trabalhar e melhorar a situação”, concluiu. O Fórum dos Municípios e Cidades de Angola, que teve início hoje, decorre até amanhã, na cidade de Malanje, sob o lema: “A vida faz-se nos municípios”. O evento tem como objetivo principal a promoção e dinamização do desenvolvimento comunitário no país.