A garantia foi dada pelo administrador do Grupo Africell, Robert Roliman, tendo revelado que obras já decorrem com a colocação de algumas torres dentro do complexo da Zona Económica Especial.
“As obras para a distribuição dos serviços de conectividade já tiveram início em Maio. Estamos a trabalhar para a efectivação, ainda esta semana, de mais duas torres.
Para além da ZEE, este investimento irá apoiar também o novo aeroporto, pelo facto de concentrar boa parte de sua logística. E com a colocação destas torres já se nota uma melhoria em termos de qualidade de funcionamento dos serviços”, esclareceu.
Durante uma conferência de imprensa realizada pelas empresas envolvidas no acordo, foi anunciado que o referido investimento visa, principalmente, aumentar a eficiência das empresas que operam dentro da ZEE.
Com a instalação dos vários serviços de telecomunicações, as duas empresas pretendem tornar a Zona Económica mais produtiva, no âmbito da produção nacional, no sentido de atrair outros investidores locais e estrangeiros para impulsionar o desenvolvimento económico de Angola.
Conforme o administrador do grupo Africell, as obras de distribuição dos serviços de conectividade já tiveram início em Maio, com a implantação de torres que melhoraram, em parte, as comunicações dentro do perímetro da ZEE.
Robert Roliman disse que a Africell vai garantir serviços de telecomunicações consistentes e confiáveis, essenciais para a optimização das operações comerciais e de produção industrial modernas que as empresas almejam. Sustentou que já existe um plano traçado para a implementação de cabos de fibra óptica na localidade.
Aumentar eficiência das empresas
Já o director-geral da SETEC, Jorge Pereira, disse que existe um protocolo previamente estabelecido que vai aumentar a consistência do funcionamento da rede, para que seja mais sólida e consolidada, e evitar que as empresas fiquem sem internet. Referiu ser um desafio contínuo de melhorar o que existe na ZEE e acompanhar os desafios que as empresas deste complexo enfrentam.
“Existe um total compromisso para que este acordo seja um sucesso em satisfação dos interesses e as necessidades dos clientes. Temos todas as condições para termos um bom desempenho”, assegurou.
Com o acordo assinado, a Africell poderá garantir serviços de telecomunicações consistentes e confiáveis, essenciais para a optimização das operações comerciais e de produção industrial modernas que as empresas almejam. O objectivo é aumentar a eficiência das empresas que operam dentro da ZEE, levando à maior produtividade e produção nacional.
Sedeada em Londres (Reino Unido), a Africell é uma operadora de rede móvel que, em África, actua na República De- mocrática do Congo (RDC), Serra Leoa e Gâmbia, para além de Angola. Já a SETEC é a empresa gestora de instalações responsável pela prestação de serviços de electricidade, água, gestão de resíduos e telecomunicações à Zona Económica Especial Luanda-Bengo.