Trezentas e 45 famílias em situação de vulnerabilidade foram assistidas com bens diversos, de Janeiro a Junho deste ano, pelo Gabinete Provincial do Zaire da Acção Social, Família e Igualdade de Género, no âmbito do Programa de Valorização e Reforço de Competências Familiares.
Em entrevista essa Terça-feira à ANGOP, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Luísa Sofia Gomes, disse que comparativamente ao período homólogo de 2023, verificou-se uma diminuição de 40 famílias assistidas pelo sector que dirige na região.
Apontou os idosos, as crianças e pessoas com necessidades especiais de protecção como sendo os grupos vulneráveis que foram assistidos com produtos da cesta básica, roupa usada e detergentes, nos seis municípios da província.
Acrescentou que no âmbito da Componente de Inclusão Produtiva, o gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género fez a entrega de inputs agrícolas como catanas e enxadas a diversas associações e cooperativas agrícolas, para o aumento da produção.
Casos de fuga à paternidade Por outro, a directora mostrou-se preocupada com o aumento de casos de fuga à paternidade na região, nos seis primeiros meses do ano em curso. Segundo a responsável, de Janeiro a Junho, foram notificados 208 casos, mais 96 ocorrências se comparado com o primeiro semestre de 2023.
O município do Soyo lidera o gráfico com 112 casos, seguido pelo município de Mbanza Kongo, com 58 registos. A circunscrição do Cuimba, que dista 62 quilómetros do município sede da província do Zaire, registou, neste período, 35 casos, ao passo que a localidade do Tomboco reportou três ocorrências.
Entre os factores que concorreram para o aumento de casos da fuga à paternidade na região, Luísa Sofia Gomes apontou as questões passionais, o elevado custo de vida e a falta de diálogo no seio de famílias.
Para inverter o quadro, a directora referiu que o gabinete local da Acção Social, Família e Igualdade de Género, tem levado a cabo campanhas de sensibilização e palestras nas escolas, mercados, igrejas e outros espaços de maior aglomeração populacional.
Com uma extensão territorial de 40 mil e 130 km2, a província do Zaire tem uma população estimada em mais de 600 mil habitantes, distribuídos por seis municípios, 25 comunas e 711 aldeias.