Angola, sob representação do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), esteve a participar, entre os dias 23 e 24 de Julho de 2024, no Brasil, da reunião de Ministerial da Força-Tarefa para o Estabelecimento de uma Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, evento promovido pela cúpula do G20.
A titular do MASFAMU, Ana Paula do Sacramento Neto, chefiou a delegação angolana participante no evento de alto nível que, dentre outros temas relevantes, abordou a discussão sobre “Políticas Públicas para o Combate à Fome e à Pobreza e o Empoderamento da Mulher e Rapariga para o Desenvolvimento Sustentável”.
Um dos pontos altos do encontro foi a apresentação do relatório principal da ONU sobre o Estado da Segurança Alimentar e Nutrição (SOFI 2024), que incorpora estimativas actualizadas relativas à insegurança alimentar e subnutrição em todo o mundo.
O documento “O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo” (SOFI), publicado ontem por cinco agências especializadas das Nações Unidas, revela que cerca de 733 milhões de pessoas passaram fome em 2023, o equivalente a uma em cada 11 pessoas no mundo e uma em cada cinco em África.
O relatório anual, lançado este ano no contexto da reunião ministerial no Brasil da Força-Tarefa do G20, para uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, adverte que o mundo está a falhar gravemente em alcançar o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Fome Zero, até 2030.
O relatório mostra que o mundo retrocedeu 15 anos, com níveis de desnutrição comparáveis aos de 2008-2009.