Cláudio Descalzi, que falava à imprensa no final do encontro com o Chefe de Estado, João Lourenço, afirmou que foi uma reunião bastante interessante, onde teve a oportunidade de abordar com o Presidente angolano sobre as actividades da ENI em Angola.
Dentre estas actividades, destacou as ligadas ao sector da energia, nomeadamente do petróleo e gás, cuja gigante italiana tem desenvolvido através da sua subsidiária Azule Energy.
“Falámos também sobre os grandes projectos da ENI, que estamos a desenvolver no sector da agricultura, com a criação de grandes centros agrícolas, bem como os estudos que estão a ser realizados pela Azule Energy, que diz respeito à produção de biocombustíveis e biodiesel, que são projectos que julgamos serem de capital importância”, disse Cláudio Descalzi.
Projectos agrícolas e de biocombustíveis
O executivo ressaltou, ainda, a importância dos projectos agrícolas e de biocombustíveis que a ENI está a implementar em Angola.
“Estes são projectos de mão-de-obra intensiva, que vão ajudar a criar mais postos de trabalho para os angolanos.
Estamos a falar da produção de cerca de 150 mil hectares de terra e, com isto, poder produzir cerca de 120 mil toneladas de óleo vegetal. Este é um projecto que, certamente, vai criar vários postos de trabalho.”
A conversa com o Titular do Poder Executivo abordou também os projectos sociais da empresa e a expansão das capacidades de refinaria de petróleo e produção de gás natural.
“E, neste segmento, falámos de um projecto que visa preencher as lacunas do ponto de vista da produção de gás natural.
De forma resumida, através da Azule Energy, nós pretendemos começar a produzir o gás até Dezembro de 2025, e, na mesma altura, começar a nova produção de petróleo através da ENI”, afirmou Cláudio Descalzi.
Compromisso da ENI com Angola Para o executivo, este encontro reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento económico e social de Angola.
E a diversificação das actividades da ENI no país, abrangendo desde o sector energético até a agricultura e biocombustíveis, mostra a sua intenção em contribuir de forma significativa para a criação de emprego e a sustentabilidade económica.