Trezentos e 50 milhões de Kwanzas é o valor orçamentado para a organização do Campeonato Africano (CAN) de Esgrima em cadetes e juniores, a disputar-se em Fevereiro de 2025, em Luanda, anunciou esta terça-feira, o presidente da federação da modalidade, Nuno Pereira.
Falando sobre a preparação do evento inédito no país, disse ser um valor que visa responder com às exigências de uma realização exitosa. Esta vigésima primeira edição da competição enquadra-se nas festividades do 50º aniversário da Independência Nacional, proclamada em 11 de Novembro de 1975.
R Relativamente à competitividade, afirmou que a prova conta com a envolvência de 20 países dos 28 associados da Confederação Africana, devendo ser disputada nas especialidades de sabre, florete e espada, em sistema de todos contra todos.
Nuno Pereira indicou ser objectivo de Angola alcançar o pódio, por equipas, e tentar ficar entre os dez primeiros classificados em individual. Trata-se da quinta presença do país em africanos desta categoria, depois da estreia em 2018. Na última edição, em 2023, no Egipto, Angola ficou em sexto, por equipa, e em nono, em individual.