A indústria de bebidas angolanas ganhou duas marcas produzidas localmente a partir de matérias-primas extraídas do solo nacional. Trata-se do café e cerveja Cazengo.
As duas marcas já circulam pelas prateleiras dos supermercados, mesas de restaurantes e hotéis de Angola, mas o seu lançamento oficial deu-se na última quinta-feira, marcando, assim, uma nova era daquela marca.
De acordo com a directora-geral da empresa Qintases e Triases, Elba de Oliveira, as marcas vêm, não só reforçar o mercado nacional de bebidas, como também consolidar a qualidade dos produtos ‘Feito em Angola”.
Elba Oliveira informou ainda que o Café é produzido na província do Cuanza Norte e com mão de obra nacional. Quanto às variedades dos produtos, a empresa dispõe de café moído, café em grão e as cápsulas.
Já a cerveja é produzida em Angola, precisamente em Luanda, e leva na sua composição ingredientes produzidos no solo nacional, assegurou a responsável.
Pontos de venda e exportação
Os produtos já estão a ser comercializados em vários pontos de vendas do país.
Já o café foi exportado para vários destinos, nomeadamente, Estados Unidos da América (EUA), Portugal, África do Sul, Namibia e República Democrática do Congo.
Segundo a administração da Triases e Quintases, as metas de curto prazo deverão priorizar a consolidação da marca no mercado nacional e o regresso da exportação destes produtos, sobretudo o café, aos clientes que receberam as primeiras vendas no exterior.
Apoio institucional
Por sua vez, o secretário de Estado para a Indústria, Carlos Manuel Rodrigues, que testemunhou ao lançamento oficial das marcas, avançou que o surgimento destas duas marcas nacionais poderá agregar valor a economia nacional.
Carlos Manuel Rodrigues garantiu ainda, no seu discurso, que, do lado do seu ministério, virá todo o apoio institucional para que as marcas progridam e se consolidem no mercado.
“Devo também dizer que o ministério da Indústria, enquanto órgão de tutela, tudo fará e dará todo o apoio institucional aos promotores para que as marcas se consolidem efectivamente no mercado”, finalizou.