No âmbito do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), o município do Dande, sede da província do Bengo, tem inscritos 16 projectos, dos quais oito já estão concluídos e os outros oito estão inclusive aguardando pela quota financeira para o avanço das obras, segundo o administrador municipal adjunto para área financeira, Ambrósio Mamatambo.
Trata-se de construção de escolas, centros médicos e esquadras de polícia que estão a ser construídos nas diferentes localidades do município.
As obras inacabadas, por razões financeiras, segundo o administrado municipal adjunto, estão a ser vandalizadas pelos próprios munícipes, facto que, segundo Ambrósio Mamatambo, preocupa as autoridades locais que já estão a tomar as medidas de reforço de segurança.
Um dos bens alvo de vandalização, com roubo de portas, janelas, materiais de construção e até tentativa de roubo das chapas, é o hospital de referência do Panguila Desafios do Dande.
De acordo ainda com o administrador municipal do Dande, a sua administração tem como desafios manter o município limpo, com melhor saneamento, e executar trabalhos de terraplanagem das vias terciárias para permitir o escoamento dos produtos agrícolas e a melhoria da assistência social das pessoas que foram desalojadas por conta das últimas inundações.
“Há uma vontade da administração em dar melhor qualidade às pessoas. Por isso, fazemos o que podemos”, disse Ambrósio Mamatambo, acrescentando ainda que alguns empreiteiros que trabalham nas obras do PIIM, por falta de pagamento pontual, da parte do Governo, amigavelmente estão a tomar a decisão de rescisão dos contratos.