Sem precisar datas nem o local em específico, a artista assegurou que os preparativos do concerto que vai marcar o seu regresso aos palcos (em tempo integral), após tirar uma pausa de quase 10 anos para cuidar das questões pessoais e familiares, já estão em torno de 60% concluídos. Assegurou que, brevemente, serão anunciados os detalhes sobre o mesmo.
“Estamos a preparar e, assim que estiver tudo bem alinhado, espero ter a honra de anunciar a todos que o espectáculo está pronto. Posso assegurar que já está pronto a 60%, por isso, ando meio caladinha, mas estamos a trabalhar para oferecer um espectáculo digno da satisfação de todos”, disse a artista em declarações à imprensa aquando da conferência de apresentação do Festival Caixa Fado 2024, do qual é um dos rostos de cartaz.
Nesse espectáculo, que marca as mais de três décadas de experiências voltadas ao universo musical, Yola Semedo promete brindar os fãs e apreciadores do seu trabalho com um espectáculo de música ao vivo, digno de apreciação e satisfação, razão pela qual prefere manter os detalhes no sigilo, mas sempre com óptimas expectativas.
A artista pondera explorar a sua versatilidade artística mergulhando em diferentes estilos musicais, desde a kizomba, semba, zouk, antilhana, ghettozouk, até aos estilos clássicos como Jazz e Blue.
Participação no Festival Caixa Fado’24
Dona de uma potente voz e uma trajectória musical invejável, Yola Semedo prepara a sua terceira participação no Festival Caixa Fado, cuja edição 2024 acontece a 5 de Outubro do ano em curso, no Centro de Conferência de Belas (CCB), em Luanda. Ao falar à imprensa, a artista afirmou ser uma honra voltar a actuar num espectáculo de Fado, que é um estilo que muito aprecia, e sobretudo em poder voltar a dividir o palco com artistas que muito respeita e acompanha os seus trabalhos.
“Como artista, sinto-me muito honrada por voltar a ser convidada a actuar num festival dessa dimensão, sobretudo porque o fado é um estilo que aprecio muito. Gosto de ouvir e apreciar boa música e, como cidadã angolana, sinto-me igualmente regozijada em poder receber aqui, em minha terra, um evento como este”, disse a artista.
Além de Yola Semedo, a sétima edição do Festival Caixa Fado vai contar com as actuações dos artistas angolanos Anna Joyce e Nelo de Carvalho (ambos vão estrear-se) e dos fadistas portugueses Kátia Guerreiro, Marco Rodrigues, Sara Correia e António Pinto Basto (os dois últimos estreiam-se no festival).
Trajectória de Yola Semedo Yola Moutofa Coimbra Semedo, artisticamente conhecido como Yola Semedo, nasceu a 8 de Maio de 1978, na província de Benguela, município de Lobito, mas foi criada em São Tomé e Príncipe, onde passou metade da sua infância ao lado dos seus irmãos, com os quais deu os primeiros passos na carreira musical, em 1984, como vocalista do grupo Impactus 4 (formado com os seus irmãos), já em Luanda.
Prestigiada artista, conquistou vários prémios ao longo da sua trajectória artística. Em termos de discografia, a artista conta com quatro álbuns e um Max Single, nomeadamente “Minha Alma” (2010), “Diário de Memórias” (2011), “Filho Meu” (2015), “Sem Medo” (2018) e o Single/EP “25 Anos” (2011).