O escritor Nelson Capele venceu, na noite da passada Sexta-feira, 05, na cidade de Saurimo (LundaSul), a segunda edição do Prémio Provincial de Cultura e Artes, com a obra literária intitulada “Infinito”.
O prémio foi atribuído no âmbito dos festejos do 46º aniversário da divisão das Lundas, que se assinalou a 4 de Julho, tendo sido o vencedor contemplado com um prémio de um milhão de kwanzas e uma estatueta.
Na categoria de música, dança, melhor produtor musical e promotor de eventos, o prémio coube a António Eloy, grupo Ulengo do Dala, Nelo Calado e a Dupla, respectivamente, e levaram para casa um milhão de kwanzas e uma estatueta cada um.
Já nas artes plásticas venceu o grupo Arte Bento, enquanto Benvindo Castigo, grupo Comuqueno do Muconda e colectivo do Cacolo, venceram nas categorias de teatro, melhor batuqueiro e jogos tradicionais, respectivamente, e receberam o mesmo prémio.
Ainda durante a gala, o Governo da Lunda-Sul homenageou a título póstumo os músicos Imperador Xa-Dedé, Rei Dacosta, antigos integrantes do grupo musical Sassa Tchokwe Internacional. Os seus representantes receberam um valor de três milhões de kwanzas cada um.