A Rússia atribui grande importância à interacção na Organização para Cooperação de Xangai (OCX), disse, nessa Quinta-feira (4), o presidente russo na reunião do Conselho de Chefes de Estado dos países da OCX em Astana, Cazaquistão.
“A Rússia atribui grande importância à interacção entre parceiros na OCX. Constatamos com satisfação que essa interação continua a desenvolver-se progressivamente com base nos princípios de igualdade, consideração dos interesses uns dos outros, respeito pela diversidade cultural e civilizacional, busca de soluções colegiais para questões urgentes na área da segurança”, disse Vladimir Putin.
“A Organização para a Cooperação de Xangai, junto com o BRICS, é um dos principais pilares da nova ordem mundial emergente.
São precisamente essas associações que actuam como um poderoso motor dos processos de desenvolvimento global e do estabelecimento de uma verdadeira multipolaridade”, comentou ele.
Ele sublinhou que, com a participação activa dos colegas do Cazaquistão, foi preparado “um pacote realmente sólido de documentos e decisões” para aprovação no actual conselho.
“A sua implementação contribuirá, sem dúvida, para reforçar o papel e a influência da OCX. As abordagens dos países da OCX em relação aos principais aspectos da agenda global e regional estão reflectidas na Declaração de Astana apresentada para aprovação na cimeira”, apontou Putin.
A declaração “destaca ainda mais o compromisso de todos os membros da OCX com a formação de uma ordem mundial multipolar justa, baseada no papel central das Nações Unidas, no direito internacional e na aspiração dos Estados soberanos a uma parceria mutuamente vantajosa”.
O presidente da Rússia afirmou que a posição activa e proactiva da OCX nos assuntos internacionais possui grande demanda no mundo moderno, e destacou o programa de cooperação na luta contra o separatismo e o extremismo nos Estados-membros, aprovado durante a cúpula.
“O conselho empresarial da organização está a funcionar, com a ajuda dele os círculos empresariais dos nossos países têm a oportunidade de participar em projectos conjuntos mutuamente vanjosos.
A associação interbancária da Organização de Xangai está estreitamente envolvida no financiamento de tais projectos”, acrescentou o alto responsável.
Vladimir Putin sublinhou ainda que os países integrantes da OCX estão a intensificar o uso das suas moedas nacionais nas transacções bilaterais.
Por exemplo, a participação das moedas nacionais nas transacções comerciais da Rússia com os países-membros da organização nos primeiros quatro meses deste ano é superior a 92%.
O presidente russo recordou a proposta da Rússia de a OCX criar um mecanismo próprio de pagamentos internacionais.
Além disso, a Bielorrúissia foi oficialmente admitida na organização após uma cerimónia de assinatura dos documentos de adesão.
“Gostaria de dar as boas-vindas a todos vocês e, é claro, ao presidente da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko, em conexão com a conclusão do procedimento de admissão da República da Bielorrússia como membro pleno da OCX”, declarou o mandatário russo.