O governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga, garantiu, ontem, à imprensa, mais apoios aos atletas paralímpicos da província que dirige, com vista a melhoria da performance dos mesmos nas competições.
Marcos Nhunga reconheceu os esforços que os atletas portadores de deficiência têm empreendido para representar condignamente a província nas competições, tendo por isso destacado os apoios que se impõem, não obstante as limitaçõesfinanceiras que o país atravessa.
Em razão disso, sublinhou que o governo vai envolver a classe empresarial local, para dinamizar o desporto na província edesencorajar os jovens a enveredarem por práticas erróneas.
“O desporto arrasta multidões e traz satisfação para a camada juvenil”, frisou, tendo recomendado a articulação entre os diferentes sectores para a mitigação dos problemas que os clubes e atletas, sobretudo paralímpicos, enfrentam.
Por sua vez, o presidente da Associação Provincial dos Desportos para Pessoas com Deficiência, Cândido Gunza, disse que a agremiação enfrenta muitas dificuldades, desde meios informáticos, equipamentos e material desportivo, com destaque para cadeiras de rodas e muletas, situação que compromete o desempenho dos atletas.
Apesar dos condicionalismos, acrescentou, os atletas têm sabido elevar o nome da província a nível nacional e internacional. Numa mensagem lida na ocasião, os atletas da Obra Social da Maxinde reiteraram ter escassez de material desportivo e meios rolantes para os jogadores, entre outras dificuldades, incluindo entraves para ingressar no ensino superior, no acesso ao primeiro emprego e à casa própria. O encontro culminou com a entrega de brindes aos atletas mais destacados no campeonato nacional de basquetebol em cadeiras de rodas.
As declarações foram feitas durante a recepção à equipa de basquetebol em cadeiras de rodas da Obra Social da Maxinde, que se sagrou vice-campeã do Nacional, decorrido de 1 a 8 de Junho último, em Luanda.