A presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, anunciou ontem à imprensa que foram dados passos significativos, com a adesão da Zâmbia como o mais novo membro da cúpula.
Carolina Cerqueira considerou a adesão da Zâmbia, realizada fora das instalações do Fórum da SADC em Windhoek, Namíbia, como uma “honra” e um privilégio para o parlamento angolano. Ressaltou que este acto reflecte a confiança da SADC, liderada pelo Presidente João Lourenço. “Angola ficará nos anais da história da implementação do Parlamento da SADC”, afirmou a PAN.
Ademais, sublinhou que a criação do Parlamento da África Austral será um motivo de orgulho para a região, funcionando essencialmente como um órgão consultivo e que servirá como plataforma para discussões e tomadas de decisões em prol do bem-estar das populações dos países-membros.
A presidente da Assembleia Nacional de Angola referiu que a institucionalização do Parlamento Regional visa alcançar consensos sobre vários temas e encontrar soluções para os problemas enfrentados pelos países-membros.
E entre os temas discutidos no Fórum de Luanda estão as mudanças climáticas globais, a transformação digital na região, a violência doméstica e a prosperidade socioeconómica. O evento avalia também os progressos e retrocessos das recomendações saídas da 54.ª Assembleia.