No âmbito do reforço da diplomacia e cooperação bilateral, o Presidente da República, João Lourenço, recebeu ontem as cartas credenciais dos embaixadores do Quénia, Turquia, Lituânia, Botswana, Finlândia, Arábia Saudita, Grécia e Burundi.
Em declarações à imprensa, a nova embaixadora do Quénia, acre- ditada com estatuto de residente, Joyce Khasimwa M.Maitsi, disse que vai trabalhar para o fortalecimento das relações entre os dois países. “Sinto-me feliz por estar aqui.
Como já sabem, o Presidente João Lourenço esteve no Quénia, em Outubro, para uma visita de Estado, e durante a visita de Estado, os dois países inauguraram a Comissão Mista, onde assinamos treze acordos em vá- rios sectores, e o meu papel é de implementar a Comissão Mista e assegurar que tenhamos bons resultados e benefícios mútuos para os nossos países”, disse.
Das com a paz e segurança e alterações climáticas. Já o embaixador da Turquia, Muhamment Mustafa Çelik, apontou a cooperação no sector económico e da educação como as áreas mais importantes, sublinhando que os dois países esperam aumentar a cooperação em outros sectores.
“Temos boas relações, e Angola é um grande país, com grande potencial humano e económico. Estamos interessados como país amigo, no sentido de desenvolver mais esta cooperação. Esta- mos prontos a dar o nosso apoio e sermos um parceiro igual em todas as nossas relações”, disse o diplomata.
A Grécia quer, igualmente, maior reforço na cooperação bilateral em vários domínios, tal como fez saber o novo embaixador, António Papadopoulos. “Estou bastante satisfeito por estar aqui. É uma honra apre- sentar as minhas credenciais ao Senhor Presidente.
Tivemos a oportunidade de falar com o Presidente de como devemos reforçar os nossos laços bilaterais em várias áreas, como a dos transportes, da agricultura e da energia”, disse.