Carolina Cerqueira destacou que o plano estratégico visa fortalecer a actuação dos parlamentos membros da SADC, promovendo a democracia, a boa governação e o desenvolvimento sustentável.
A líder parlamentar angolana referiu que o planeamento estratégico oferece uma vantagem competitiva às organizações, permitindo uma análise profunda dos pontos fortes e fracos, e define as actividades principais e vantagens comparativas.
A APN destacou, ainda, a diversidade das responsabilidades parlamentares, que abrangem desde a saúde materno-infantil até às questões de segurança alimentar, gestão de catástrofes e igualdade de género.
Adiantou que os mais de 3.500 parlamentares da SADC têm o dever sagrado de representar o eleitorado, e têm, também, a responsabilidade de desempenhar este papel da melhor maneira possível.
Objectivos principais do plano
O plano tem seis objectivos principais, nomeadamente “Aprimorar a eficácia parlamentar em 40% até 2028, por meio de programas de desenvolvimento de capacidades”; “Aumentar a satisfação dos deputados para 75% através de apoio específico e programas de capacitação”; “Melhorar a eficiência operacional em 20% com uma gestão financeira transparente”; “Implementar iniciativas ambientais que reduzam as emissões de carbono em 30%”; “Incentivar a participação do pessoal para 80% com oportunidades de crescimento profissional”; e “Garantir recursos financeiros sustentáveis para o funcionamento do Fórum”.
No seu discurso, Carolina Cerqueira elogiou a abordagem consultiva adoptada na elaboração do plano, envolvendo parlamentares e diversos stakeholders.
“Este plano reflecte as nossas esperanças e aspirações, fornecendo um roteiro claro para o alcance dos nossos objectivos,” concluiu.
Fortalecer a integração regional Por seu turno, a secretária do Fórum Parlamentar da SADC, Boemo Sekgoma, que fez a apresentação do ´Plano Estratégico 2024-2028´ do organismo, referiu que este plano estabelece a visão e os objectivos estratégicos do Fórum para os próximos quatro anos, com foco em fortalecer a integração regional e promover o desenvolvimento sustentável entre os países membros.
A parlamentar namibiana revelou que o plano inclui prioridades, como a promoção da democracia e boa governação, o fortalecimento da paz e segurança, o avanço da igualdade de género e o empoderamento dos jovens.
O ´Plano Estratégico 2024-2028´ aborda, também, questões de desenvolvimento económico, com ênfase na industrialização, comércio e investimentos, e a implementação de leis parlamentares regionais para harmonizar políticas entre os Estados-membros.
Apar disso, esclareceu que o plano propõe iniciativas para melhorar a saúde pública, educação e gestão ambiental, reflectindo um compromisso com o bem-estar social e a sustentabilidade ambiental.
Através dessas estratégias, disse, o Fórum Parlamentar da SADC visa aumentar a coesão e a cooperação entre os países da região, contribuindo para o progresso socioeconómico e político da África Austral.
O evento contou ainda com a presença do Presidente do Fórum Parlamentar da SADC, Roger Mancienne, das Ilhas Seycheles, que, em conferência de imprensa, reforçou a missão de capacitar os parlamentos da região na promoção dos direitos humanos e na implementação de políticas que atendam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O lançamento do Plano Estratégico 2024-2028 marca um passo significativo para a coesão e progresso socioeconómico da África Austral, reafirmando o compromisso dos parlamentos membros com a melhoria da vida de seus cidadãos.
O órgão interparlamentar regional é composto por deputados dos parlamentos nacionais dos EstadosMembros da SADC, em representação de mais de 3.500 parlamentares da Região da SADC. O FPS foi criado na cimeira da SADC a 08 de Setembro de 1997.