É o índice mais alto de afluência às urnas desde a primeira volta das eleições legislativas de 1978, com excepção da eleição de 1986 que se realizou proporcionalmente numa única volta.
Os franceses foram chamados às urnas esse Domingo para a primeira volta das eleições legislativas antecipadas, uma votação surpresa que provocou rápidas reviravoltas e uma polarização acrescida do panorama político francês.
Três grandes blocos disputam uma maioria absoluta na Assembleia Nacional, fixada em 289 deputados: a Frente Nacional (Rassemblement National), a aliança de esquerda ‘Nova Frente Popular’ e a lista presidencial ‘Ensemble’.
Espera-se uma forte participação neste escrutínio. O instituto de sondagens Ipsos fala numa afluência às urnas que pode chegar aos 67,5%. O pleito acontece a duas voltas, a primeira esse Domingo, 30 de Junho e a segunda no dia 07 de Julho.
As eleições antecipadas foram convocadas pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, ao anunciar a dissolução da Assembleia Nacional, a 09 de Junho, na sequência dos resultados das eleições europeias.