O director-geral do HPZ, João Bamba, revelou, ontem, que a remoção com sucesso do referido quisto uterino contou com o envolvimento de uma equipa médica composta por seis especialistas nacionais.
O também médico obstetra desta unidade hospitalar, por sinal a maior da província, considerou complexa a aludida intervenção cirúrgica que durou cerca de 45 minutos, devido à idade do paciente.
“É um tumor uterino raro removido com sucesso. O paciente continua a reagir bem, 48 horas após a operação”, sublinhou, segundo a Angop.
João Bamba explicou que esta operação faz parte de 17 outras intervenções cirúrgicas de miomas, quistos e outros tumores ginecológicos realizadas nos últimos 30 dias no Hospital Provincial, no quadro de uma campanha levada a cabo pelas autoridades sanitárias locais.
Fez saber que a referida unidade sanitária, denominada Maria Eugénia Neto, pretende realizar 47 cirurgias de foro ginecológico, para salvar a vida de muitas pacientes com essas complicações.
Acrescentou que operações do género passarão a ser realizadas trimestralmente para reduzir a lista de espera dos pacientes que acorrem ao Hospital Provincial para o seu tratamento.
Reforço do stock de sangue Dez bolsas de sangue foram doadas terça-feira ao centro de hemoterapia do Hospital Provincial do Zaire, pelos efectivos da Delegação local do Ministério do Interior (Minint).
O acto enquadrou-se nas celebrações do 44.º do Ministério do Interior, a assinalar-se no próximo dia 22 deste mês.
Ao agradecer o gesto, o responsável do centro de hemoterapia, Capela Boavida, pediu para que mais instituições sigam o mesmo exemplo para reduzir a carência de sangue naquela unidade sanitária.
O centro de hemoterapia do Hospital Provincial do Zaire tem a capacidade de armazenar mais de 200 bolsas de sangue.