Pereira Alfredo disse ser importante que as mulheres inseridas no mundo empreendedor sejam mais resilientes e, acima de tudo, criativas, olhando para o actual contexto da economia nacional que se afigura bastante desafiadora.
O governante fez estes pronunciamentos, à imprensa, durante a apresentação oficial da Associação das Mulheres de Negócios do Bié, decorrida na noite de sábado.
Por isso, desafiou a associação ora criada a vencer todos os preconceitos, olhando cada vez mais para o futuro, já que maior parte das grandes empresas ainda são detidas por homens, segundo a Angop.
Realçou a necessidade de se dar mais oportunidade para que as senhoras possam se realizar no mundo empresarial.
Sem revelar datas, Pereira Alfredo informou, na ocasião, que a província terá nos próximos dias uma incubadora de empresas, cujo processo já está avançado junto do ministro de Estado para a Coordenação Económica.
A ideia, avançou, visa acolher e materializar todas as ideias empreendedoras que os seus promotores não sabem como iniciar.
Esclareceu que, na incubadora de empresas, terá especialistas que vão auscultar as ideias e posteriormente orientar os cidadãos que pretendem dar o primeiro passo no ramo do empreendedorismo.
Por sua vez, a presidente da Associação das Mulheres de Negócio do Bié, Isabel Carlos, disse que a organização poderá congregar todas as mulheres da província que demostrarem interesse em empreender, dando-lhes o auxílio necessário.
Forjada em Novembro de 2023, a associação conta neste momento com 300 mulheres ligadas ao ramo de negócio no Bié.
As senhoras actuam nas áreas de prestação de serviço, como decoração, floricultura, restauração, promoção de evento, confeitaria, cabeleireiro, transporte e outros. O evento foi animado pelo músico Euclides da Lomba.