O Presidente da República, João Lourenço, felicitou ontem Cyril Ramaphosa pela sua recondução ao cargo de Presidente da África do Sul.
“Em nome do Executivo angolano e no meu próprio, quero felicitar Vossa Excelência pela sua recondução ao Alto Cargo de Presidente da República da África do Sul”, escreve o estadista numa mensagem tornada pública.
Considerou que a eleição de Ramaphosa ocorreu na sequência de um pleito eleitoral exemplar durante o qual prevaleceu o bom senso dos seus participantes, que souberam criar o quadro ideal para um diálogo democrático dinâmico e bem-sucedido.
“Quero, assim, destacar o papel conciliador e aberto ao diálogo de Vossa Excelência que se tornou o factor fundamental e decisivo para a continuidade das instituições do Estado sul-africano e o seu funcionamento, num clima de harmonia, de estabilidade e de concórdia nacional”, expressou o Presidente João Lourenço.
Aproveitou a oportunidade para reiterar o desejo do Governo de Angola de manter e estreitar continuamente os fortes laços de amizade, de solidariedade e de cooperação existentes entre as duas nações e povos.
“Queira aceitar, Excelência, os meus votos de sucessos para o novo mandato que iniciará em breve, bem como os de boa saúde e de bem-estar pessoal”, concluiu.
Na sexta-feira, a Assembleia Nacional da África do Sul (Câmara Baixa) reelegeu Ramaphosa para liderar o país, apesar de ter perdido a maioria absoluta nas eleições de 29 de Maio, horas depois de John Steenhuisen, líder do principal partido da oposição Aliança Democrática (AD, liberal de centro-direita), ter dito, numa mensagem à nação, que tinha chegado a um acordo com o partido do Presidente para um “governo de unidade nacional”.