A cerimónia de entronização do 25.º rei do povo Mbunda vai ser realizada em Agosto deste ano, na vila de LumbalaNguimbo, no município dos Bundas, na província do Moxico.
O novo rei vai substituir o teólogo João Pedro Mussole (Mwene Mbandu IV), falecido em Dezembro de 2022, três meses depois da sua entronização.
Segundo o príncipe Mwene Nguimbo, que falava à imprensa sobre os preparativos da apresentação e entronização do próximo soberano, escolhido pela alta magistratura real, este evento cultural decorrerá de 22 a 24 de Agosto, do ano em curso.
Trata-se do soberano Edu Chefo, que adoptará o título de Mwene Mbandu V, de 53 anos de idade, residente actualmente no distrito de Kaoma, província Ocidental da República da Zâmbia, uma região que pertence ao reino dos Mbundas.
Segundo o responsável, o novo rei é uma pessoa formada e intelectual, conhecedora da cultura e tradição local, falante das línguas Mbunda, Cokwe, Luvale e Inglês.
Para o acto cultural, decorrem ensaios de dança, canções, bem como a preparação da logística alimentar, de modo a atender milhares de pessoas que se deslocam à cerimónia, como entidades governamentais, autoridades tradicionais e religiosas, estudiosos, e outros segmentos.
Consta que o reino Mbunda é composto por mais de 15 milhões de populações, residentes nos territórios dos municípios dos Bundas e Luchazes (província do Moxico), e estende-se à vizinha província do Cuando-Cubango, assim como nas Repúblicas da Zâmbia, Namíbia, Zimbabwe e do Congo Democrático.