O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local – pretende ver transformadas em monografias, teses, doutoramentos e em outras pesquisas científicas as acções resultantes dos programas sob sua implementação. A informação foi confirmada pela directora provincial da Instituição em Luanda, Ana Machado.
A responsável falava durante um encontro entre o FAS e a Faculdade de Serviço Social de Luanda, enquadrada no programa denominado Diálogo com Universidades e Centros de Pesquisa.
A iniciativa, já anunciada na província do Huambo e que já passou pelas províncias do Moxico e Cabinda, visa aproximar este Instituto Público às instituições de Ensino Superior e Centros de Pesquisa, com vista a realizar acções de estudos e linhas de base, estágios profissionais e trabalhos de fim de curso, teses ou doutoramentos no quadro da intervenção comunitária.
Com um leque de programas sob sua responsabilidade e demais iniciativas e participações, como o Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, o Programa Nacional de Estágios Comunitários, o Desporto e Cultura na Comunidade, o Projecto CRESCER, o FAS leva a cabo uma iniciativa que irá incentivar a pesquisa científica nas 18 províncias do país.
“O FAS pretende sistematizar a sua experiência por via dos quais possa, em articulação com os diferentes parceiros, encontrar pontos comuns com vista a contribuir para a melhoria das famílias nas comunidades”, salientou Ana Machado, que esteve com toda equipa do FAS na província.