Os quatro cidadãos vêm acusados dos crimes de associação criminosa, sequestro, ofensas graves à integridade física, homicídio qualificado, em razão dos meios (asfixia) e roubo qualificado de viatura, no município de Talatona.
Segundo o porta-voz do SIC Luanda, Fernando Carvalho, a vítima é um cidadão de 46 anos de idade, identificado por Justino Celestino, tido como desaparecido desde o passado dia 17 de Maio do corrente ano, por volta das 10h00.
Depois do trabalho desenvolvido pelo SIC, veio a se perceber, sete dias mais tarde, que Justino tinha sido assassinado.
A vítima vinha a bordo de uma viatura de marca Toyota, modelo Starlet, cor vermelha, fazendo o trajecto do Condomínio Vereda das Flores, no Município do Talatona, onde teria deixado a sua sobrinha no Colégio e, no percurso, foi interpelado por dois dos implicados com a suposta pretensão de alugarem a sua viatura com o intuito de socorrerem um parente no Hospital.
“Já no interior da viatura e no trajecto Talatona-Viana, os dois implicados neutralizaram-no, amarrando os seus membros superiores e inferiores e cobriram a sua cabeça com fita-cola.
Agrediram-no com objectos contundentes (paus e pedras), na região craniana, e abandonaram-no num terreno baldio, isto nas imediações do Calemba II”, disse.
Mais tarde, os meliantes comercializaram a viatura aos outros dois implicados, no valor de 150.000,00 Kz, que por sua vez revenderam-na ao preço de 350.000,00 Kz.
Deste modo, aconselhou aos cidadãos a prestarem muita atenção, quando na via se fazem com os seus veículos, pelo que, nem todo mundo que parece pedir boleia por uma ou outra situação, realmente assim o pretende.