A monografia é um trabalho académico de conclusão de curso, geralmente exigido em programas de graduação em instituições do ensino superior. Ela tem como objectivo principal demonstrar a capacidade do estudante em realizar uma pesquisa original e aprofundada sobre um tema específico dentro de sua área de estudo.
O processo de elaboração da monografia envolve diversas etapas, desde a escolha do tema e a definição do projecto de pesquisa, passando pela revisão da literatura, colecta e análise de dados, até a redação final do texto. Nesse percurso, o orientador acadêmico desempenha um papel fundamental, auxiliando o estudante a superar os desafios e a manter o foco na pesquisa.
A monografia representa um importante rito de passagem na formação do estudante, demandando dele habilidades de pesquisa, escrita, análise crítica e resolução de problemas.
Quando bem desenvolvida, a monografia pode se tornar uma valiosa contribuição para o avanço do conhecimento em determinada área de estudo. Entretanto, nas últimas décadas, temos assistido a um fenômeno preocupante no mundo acadêmico: a banalização das monografias. Esse trabalho de conclusão de curso, que deveria representar o ápice da formação de um estudante universitário, tem se tornado cada vez mais uma mera formalidade, algo a ser cumprido rapidamente e sem muito empenho.
Diversos factores contribuem para essa tendência. Em primeiro lugar, a enorme pressão por produtividade que assola o meio acadêmico faz com que muitos alunos encarem a monografia como mais uma tarefa a ser concluída, e não como uma oportunidade de realizar uma pesquisa aprofundada e original. O tempo dedicado à monografia é, muitas vezes, insuficiente, resultando em trabalhos superficiais e pouco elaborados.
Além disso, a proliferação de modelos prontos para a confecção de monografias tem contribuído para a falta de criatividade e engajamento dos estudantes.
Ao invés de desenvolverem uma pesquisa autêntica, os alunos recorrem a esses modelos, adaptando-os de forma mecânica, sem de facto aprofundarem no tema escolhido.
Uma das principais consequências dessa banalização é a perda da qualidade dos trabalhos produzidos. Ao encarar a monografia como apenas mais uma exigência burocrática, muitos estudantes negligenciam a importância de desenvolver uma pesquisa rigorosa.
Os trabalhos se tornam cada vez mais genéricos, repetitivos e desprovidos de contribuições relevantes para o campo de estudo. Essa diminuição da qualidade traz sérias implicações, tanto para o desenvolvimento intelectual dos alunos quanto para o avanço do conhecimento científico em geral.
Quando os estudantes não se sentem desafiados e motivados a realizar uma pesquisa significativa, eles perdem a oportunidade de aprofundarem um tema, de desenvolverem habilidades de análise crítica e de se tornarem pesquisadores autónomos.
A proliferação de monografias de baixa qualidade acaba por desvalorizar o próprio título acadêmico, pois emprega-se o mesmo grau a trabalhos que variam drasticamente em termos de rigor, profundidade e originalidade. Isso enfraquece a credibilidade do sistema de ensino superior e prejudica a reputação das instituições.
Para reverter essa tendência, é crucial que haja uma reestruturação nas práticas de orientação e avaliação das monografias. Os professores devem estar mais engajados no acompanhamento dos alunos, fornecendo feedback constante e incentivando-os a irem além das abordagens superficiais.
As bancas examinadoras, por sua vez, precisam ser mais exigentes na avaliação dos trabalhos, valorizando a qualidade da pesquisa em lugar da quantidade de páginas.
Por: ANDRÉ CURIGIQUILA
*Professor