O presidente do Tribunal de Contas de Angola, Sebastião Gunza, integra o leque de convidados de honra para as comemorações do 35º Aniversário do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Brasil.
Sebastião Gunza, acompanhado pelos Juízes Conselheiros dos diferentes Tribunais do Brasil e do Tribunal de Contas de Portugal, defendeu ser fundamental a aproximação dos Tribunais dos países da comunidade lusófona, ao discursar no referido evento.
Segundo uma nota de imprensa, a que OPAIS teve acesso, a juiz explicou que os contactos acrescentam valor à actividade de controlo externo, tendo como base os princípios do Estado Democrático de Direito.
O juiz-presidente sublinhou os fortes laços ancestrais, que unem particularmente Angola e o Brasil.
Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação entre o Tribunal de Contas de Angola e o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, do Brasil l, que engloba matérias ligadas ao desenvolvimento institucional e o aperfeiçoamento técnico, científico e formação de recursos humanos.
A delegação do Tribunal de Contas, liderada pelo juiz conselheiro presidente, Sebastião Gunza, é composta pela juíza conselheira, Arlete da Conceição, o consultor do presidente, Milcon Ngunza, a chefe do Intercâmbio e Cooperação, Helena Antunes e a chefe de Divisão de Transportes e Relações Públicas, Câmia Henriques Wahiana.