O Tribunal Arbitral do Basquetebol considerou que o antigo treinador da Selecção Nacional sénior masculina, William Voigt, não tem direito a receber qualquer quantia da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).
Segundo a nota chegada à nossa redacção, o Tribunal Arbitral da bola ao cesto julgou o pedido apresentado pelo antigo treinador totalmente improcedente.
A nota acrescenta que o Tribunal condenou ainda o treinador William Voigt a reembolsar a FAB pelos custos em que incorreu com o processo e a pagar uma compensação pelos custos em que incorreu com a acção.
Na sequência do acordo celebrado entre a federação e o treinador norte-americano, a 28 de Setembro de 2020, para a regularização de contas, bem como o pagamento das verbas que lhe eram devidas.
Em Agosto de 2023, o técnico veio intentar uma acção junto do Tribunal Arbitral do Basquetebol que funciona em Genebra, na Suíça, alegando o incumprimento do acordo por parte da federação e reclamando uma indemnização de cerca de USD 582.000.
O valor reclamado incluía um montante superior a USD 380.000 referente a penalidades pela alegada falta de pagamento das verbas reclamadas pelo treinador.
A Federação Angolana de Basquetebol, consciente de que liquidou integralmente as quantias acordadas no acordo de Setembro de 2020, contestou a referida acção através dos seus advogados.