O Banco Millennium Atlântico anunciou o lançamento do seu Caderno de Sustentabilidade, referente ao exercício de 2023, que detalha as iniciativas e os resultados alcançados pelo banco nas dimensões ambiental, social e de governança (ESG – Environmental, Social, Governance), destacando as acções implementadas para promover um impacto positivo nas comunidades onde opera e no meio ambiente.
Esta decisão reflecte o compromisso da instituição com a sustentabilidade e o alinhamento contínuo com as melhores práticas internacionais e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O presidente do Conselho de Administração, António Assis de Almeida, ressalta a importância deste momento com os resultados alcançados, bem como as reflexões e as linhas orientadoras que guiam na transformação de vidas, rumo a um futuro mais sustentável para todos. No documento destacam-se, em termos de ambiente, duas acções, como definição de critérios ambientais nas operações do banco e promoção de programas de literacia e sensibilização ambiental.
Em termos sociais sobressaem a promoção de programas de inclusão financeira e transformação social, incluindo o sistema de pagamentos *400# Agiliza, que ultrapassou um milhão de utilizadores, e o reconhecimento obtido com o Prémio de Responsabilidade Social 2023 da Forbes África Lusófona.
Na vertente governança destacam-se a implementação de um modelo robusto de governança que integra princípios éticos e de negócio responsável; e a parceria com o IFC (International Finance Corporation) para a implementação do Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS). Fundado em 2006, o Banco Millennium Atlântico tem como missão ser uma instituição de referência em Angola e no mundo, focada na excelência da experiência do Cliente e na transformação de vidas.