As Forças do Ministério do Interior, Polícia Nacional e Serviço de Investigação Criminal, na província do Zaire, propriamente nos municípios do Kuimba, Soyo e Mbanza-Kongo, aprenderam recentemente um total de 18.260 litros de combustível diverso, que tinha como destino a República Democrática do Congo, para fins comerciais.
O primeiro caso foi no Município do Kuimba, de acordo com o porta-voz do MININT-Zaire, Sérgio Afonso, quando a polícia nacional, em coordenação com efectivos do SIC, num serviço de rotina, surpreenderam os suspeitos (em fuga) abordo de uma viatura de marca Sinotruck, cor amarela.
O veículo estava carregado com (40) bidões de 1/250L e (45) de 1/25 Litros, perfazendo um total de 11.125 litros de combustível, que tinha como destino a República Democrática do Congo, para fins comerciais.
“Igualmente, no mesmo período, no município do Soyo, as forças do Ministério do Interior aprenderam um total de 3000 mil litros de gasolina e 660 litros de gasóleo”, disse.
Não obstante, ainda no período em referência, isso no município de Mbanza-Kongo procederam apreensão de 3.475 litros de combustível, acoplado em bidões de 1/250 e 1/40 litros respectivamente, abordos de uma viatura de marca Toyota, modelo Corolla, bem como em duas motorizadas de três rodas de marca Keweseki, na via pública, conduzido por cidadãos nacionais (também em fuga).
“A apreensão é também dos respectivos meios de transporte, sendo três motorizadas de marca keweseki, bem como uma viatura pesada e ligeira, que servia de transporte para o escoamento do produto até a República Democrática do Congo”, sustentou.
O produto apreendido se encontra nos respectivos Comandos Municipais, enquanto decorre outras investigações a fim de se deter os proprietários que estão em fuga, sem descurar a tramitação processual.