A tragédia escrita entre 1591 e 1595 narra a história de dois jovens amantes Romeu Montéquio e Julieta Capuleta, cujas famílias são inimigas juradas.
Os jovens apaixonam-se durante um baile, e decidem se casar em segredo. Esta nova versão vai narrar a rivalidade entre famílias da região Norte e Sul do país ( bakongo e sulano), pois uma julgava-se melhor do que a outra.
A rivalidade surgiu devido a uma parcela de terras que foi cedida à família do Sul, que pertencia a Ndombele, sobrinho da família bakongo. Por conta desta rivalidade o reino nunca mais voltou a ter paz: a situação agravou-se ainda mais quando Romeu, filho da família bakongo, se apaixona pela filha da família inimiga, a Julieta.
Segundo um dos produtores, Rosário Narango, a adaptação da peça foi feita em 2020, mas apenas este ano tiveram a oportunidadesde apresentar ao público.
Rosário contou que os figurinos e os cenários dos personagens serviram para homenagear o povo do Sul e do Norte, ao retratarem, em parte, aquilo que representa a cultura destes povos.
Fazem parte deste elenco o encenador Eugénio Augusto Luango, o director Wilson Domingos, os adaptadores como Rosário Narango e Alexandre Torres. Quanto aos personagens foram vividos por cerca de 16 actores, dos quias Waldimi Kanake (Romeu), Lurdes Cajamba (Julieta), Daniela Atutu e Ferraz André da família bangongo. A família do Sul foi representada por Lukeny Faustino e José Gabriel, entre outros actores do mercado nacional.
“Nesta peça não houve muitas modificações com o Clássico de Shakespeare, pois alguns personagens tiveram a necessidade de trocar o nome e colocar outros, como foi o caso do príncipe Teles cujo nome na trama adaptada passou para Simba.
Rosário Narango fez saber que, depois do Festival Riobaldo o projecto levará a trama de Romeu e Julieta à província do Huambo, para melhor apreciação desta tragédia que narra situações vividas por famílias desta região do país.
Outras actividades
Durante o festival, que decorre desde 17 do corrente mês, foram realizados o lançamento de obras literárias, exposição de artes, concertos musicais, entre outras actividades. O evento vai ser encerrado amanhã, 31, com a realização de um sarau e festa celebrativa.