AV sessão ordinária do Governo Provincial de Luanda, orientada pelo governador provincial, analisou diversos assuntos de interesse da Província. Da agenda de trabalho, destacase o balanço da execução do PIIM, que dos 195 projectos inscritos, 115 estão concluídos, 37 em execução, 28 paralisados e 2 anulados.
Assim, está-se com uma execução global física de 84,30% e financeira de 81,10%, sendo que a prioridade dos projectos beneficia o sector social, com destaque para a educação, saúde e construção de vias.
Quanto às acções e actividades desenvolvidas no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, o resultado global é satisfatório, sobretudo na protecção dos grupos em situação de vulnerabilidade, segundo a nota a que o jornal OPAÍS teve acesso.
“Relativamente à manutenção periódica das infra-estruturas da província e das principais ocorrências na rede de iluminação pública e do garimpo de água, os membros da sessão recomendaram o reforço das acções de limpeza dos órgãos de drenagem, regularização dos solos nas vias terciárias, a maior celeridade na responsabilização e tratamento dos processos resultantes da destruição dos bens públicos que decorrem de acidentes de viação ou da vandalização”, lê-se.
Quanto ao sector da Educação, o documento diz que, no último trimestre, a taxa de assiduidade dos professores foi de 97,1, sendo que, relativamente aos trabalhos em curso para o reforço do acesso à água, Luanda conta já com 565 escolas públicas ligadas à rede pública e 620 com acesso à energia eléctrica.
A reunião debruçou-se, também, sobre a necessidade de se prestar maior atenção às condições para a prática e o fomento do desporto escolar e a reformulação do projecto Vulnerabilidade Sexual Zero nas Escolas, que visa combater o assédio e o envolvimento sexual entre professores e alunos. Sobre o sector da Saúde, a reunião analisou os indicadores epidemiológicos, o ponto de situação das unidades sanitárias da província e avaliou a cobertura vacinal da campanha nacional contra a pólio