Quanto ao futuro do continente e as suas decisões, a voz do Presidente da República, João Lourenço, continua a ser ouvida e respeitada na União Africana, depois de dois anos.
Deste modo, o embaixador permanente de Angola junto da União Africana, Miguel Bembe, reiterou que o campeão da paz, o Chefe de Estado angolano, consolidou-se na Cimeira Extraordinária sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo, realizada na cidade Malabo, Guiné Equatorial, em 2022.
Assim, no continente africano, o Presidente da República tem tido, cada vez mais, um papel activo e assertivo na luta pela cultura da paz, resolução de conflitos, reconciliação nacional e segurança.
Entre outros pontos em caixa alta na voz do campeão da paz, vale referir que, na qualidade de Presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), em nome da União Africana, João Lourenço desdobra-se na mediação da crise política e militar que assola a República Democrática do Congo e o Ruanda.