O Petro de Luanda garantiu ontem o apuramento para as meias-finais da Liga de Basquetebol Africano (BAL), após vitória, por 66- 65, diante do AS Douanes do Senegal, no Arena BK, na cidade de Kigali, no Rwanda. Com esta vitória, os tricolores de- verão defrontar, na quinta-feira, o Cape Town Tigers da África do Sul nas meias-finais da quarta edição da competição.
Por sua vez, a turma do Senegal regressa à casa mais cedo. A equipa do Eixo-Viário entrou bem no primeiro quarto, porque os jogadores conseguiram anular o jogo interior do adversário. Por isso, os comandados de Sergio Valdeolmillos Moreno venceram o parcial por 13-8.
No segundo período, a equipa técnica do Petro de Luanda fez substituições que não surtiram o efeito desejado, porque o treinador da turma opositora pediu aos jogadores para fazerem lançamentos na zona de três pontos. Por esse motivo, o extremo/base Jean Jacques Boissy começou a destacar-se na partida com três triplos, que ajudaram o AS Douanes a vencer, por 17-15, o parcial.
Apesar do desaire no parcial, os angolanos foram ao intervalo com vantagem no marcador por 28-25. No terceiro quarto, Carlos Morais, Yanick Moreira e companheiros não conseguiam jogar à luz do ABC da bola ao cesto, porque defendiam e atacavam mal. Em função do jogo incaracterístico do Petro Luanda, Maurício Fofana e companheiros conseguiram passar pela frente do marcador e venceram o parcial por 31-14.
No quarto e último período, os comandados de Sergio Valdeolmillos Moreno despertaram, ou seja, conseguiram acertar o processo defensivo e ofensivo, o que deixou nervosa a equipa adversária. Quando faltavam 47 segundos para o fim do desafio, o Petro de Luanda empatou (64-64) por intermédio de Nicolau Faustino, que fez dois importantes pontos.
No segundo seguinte, o mesmo jogador voltou a marcar e garantiu a qualificação à outra fase da competição. No parcial deste período, os tricolores venceram por 9-24. Apesar da derrota, o jogador do AS Douanes do Senegal, Jean Jacques Boissy, foi o MVP da partida, tendo apontado 28 pontos.
Marcos Antunes prevê dificuldades no grupo C do Mundial
O treinador da Selecção Nacional de futsal, Marcos Antunes, disse que os vice-campeões africanos vão enfrentar dificuldades no grupo C (ao lado da Argentina, Ucrânia e Uzbequistão) do Campeonato do Mundo, prova a disputar-se no Uzbequistão de 14 de Setembro a 6 de Outubro.
Marcos Antunes explicou que os argentinos, detentores do título, é a candidata a ocupar o primeiro lugar da série. Os oitavos-de-final disputam-se de 24 a 27 de Setembro, ao passo que os quartos-dfinal estão agendados para 29 e 30.
Segundo o calendário, as “meias” estão marcadas para 2 e 3, ao passo que a final 6 de Outubro. De recordar que a Selecção Nacional de futsal qualificou-se para o Campeonato do Mundo ao conquistar o segundo lugar no africano das nações, disputado em Marrocos.