Os deputados discutiram ontem os desafios da segurança alimentar e nutrição em Angola, num Workshop que teve como objectivo a busca de soluções para a melhoria da saúde e dos cuidados para com as crianças.
A presidente da Comissão que trata de assuntos ligados à Família, Infância e Acção Social, Clarice Mukinda, considerou alarmante o número de crianças que sofrem de desnutrição.
A parlamentar disse que quatro por cento das populações de Angola enfrentou níveis elevados de insegurança alimentar aguda em 2023, e 38 por cento de crianças menores de cinco anos sofrem de desnutrição crónica.
“Com todas as consequências que daí podem advir, são dados alarmantes que devem prender a nossa atenção, pois que a questão da segurança alimentar é uma questão de soberania e sobrevivência de um povo”, disse. Já o vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca, reconheceu que Angola enfrenta desafios significativos relacionados à segurança alimentar e o acesso aos serviços de saúde de qualidade.
“Temos ainda números consideráveis de crianças angolanas vivendo com múltiplas privações relacionadas à nutrição, à saúde e à educação. Precisamos analisar e reforçar medidas e políticas públicas que garantam a nutrição adequada das famílias, solidificando as bases da nossa sociedade, disse, sublinhando que as populações rurais são as mais vulneráveis.
Prevenção
Por seu turno, o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Frederico de Brito, defendeu a necessidade de assegurar a prevenção da desnutrição aguda. “O hospital não previne a desnutrição, o que previne a desnutrição é a comunidade, o que significa que temos de colocar alguma coisa nas comunidades, num processo contínuo em que as famílias entendam esses problemas e, a partir dessa altura, conseguir ajudar na promoção da nutrição”, disse.
Sobre o workshop
O workshop realizou-se no âmbito do Dia Internacional da Família, celebrado a 15 de Maio. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de Maio como o Dia Internacional da Família. A celebração do Dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil.