O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) realiza hoje e amanhã, na cidade do Cuito, província do Bié, o seu IX Conselho Consultivo, onde vai reunir os principais actores e empresas do sector. As empresas vão avaliar a organização, o funcionamento e desempenho, balancear os programas, acções das entidades e propor políticas estratégicas de desenvolvimento do sector dos recursos naturais, petróleo e gás.
Sob o lema “Fomentar Cadeias de Valor dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás para a Diversificação Económica e o Desenvolvimento Sustentável”, o conselho visa avaliar a organização, o funcionamento e o desempenho do ministério, dos serviços superintendidos e das empresas do sector, balancear os programas, propor políticas e estratégias de desenvolvimento.
Durante o evento, serão apresentados as principais realizações e potencialidades locais e as principais acções e projectos de responsabilidade social no sector, assim como o ponto de situação referente ao primeiro relatório da Inciativa de Transparência na Indústria Extractiva de Angola (ITIE).
O programa reserva ainda a avaliação do VIII Conselho Consultivo e cumprimento das acções previstas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023-2027), apresentação do catálogo das profissões do sector, bem como o ponto de situação do trabalho referente ao sector mineiro e projectos industriais, culminando com a exposição agro-mineira. O certame será presidido pelo ministro Diamantino de Azevedo, contará, também, com a participação de diferentes sensibilidades da província, entre os quais a do Bié, Pereira Alfredo.