O Presidente da República, João Lourenço recebeu, ontem, em audiência, o chefe da delegação da missão da equipa de avaliação de cirurgia robótica, Kenneth Joseph Roman, com quem abordou questões liga- das à melhoria do sistema de saúde nacional.
No final da audiência, Kenneth Roman explicou à imprensa que a sua visita à República de Angola tem como objectivo ajudar a melhorar o sistema de saúde e, fruto das visitas que efectuou em alguns hospitais locais, afirmou que o país está em condições de implementar o programa de cirurgia robótica.
“Estamos aqui a convite de Sua Excelência, Presidente João Lourenço e da ministra Sílvia Lutucuta, no sentido de melhorar o sistema de saúde em Angola. Nos últimos três dias, nós visitamos vários hospitais, nomeadamente o hospital de Viana, de Caxito, de Cabinda e o hospital Dom Cardial do Nascimento, e acreditamos que, com aquilo que nós vimos, Angola tem a capacidade de implementar o programa de cirurgia robótica”, disse Kenneth Roman.
O enviado norte-americano sublinhou que, para a implementação do referido programa, será elaborado, nos próximos dias, um plano a ser apresentado à ministra da Saúde, e que posterior- mente passará pela aprovação do Presente da República. A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, referiu, por seu turno, que Angola está interessada em investir em cirurgias menos invasivas, como é o caso da cirurgia robótica.
Ao contrário do que acontece com as cirurgias convencionais, a cirurgia robótica é conhecida como a menos dolorosa, com menos perda de sangue, proporcionando ao paciente uma recuperação mais rápida.