O ministro da energia e águas, João Baptista Borges, procederá esta sexta-feira, 17 de maio de 2024, à inauguração do aproveitamento hidroeléctrico do Luachimo, na Lunda Norte.
Esta estruturante e estratégica infraestrutura, foi construída na década de 50, para abastecer de energia eléctrica a cidade do Dundo e áreas mineiras próximas, sendo que, actualmente, conta com um novo circuito hidráulico e central com 34 MW de potência instalada, equipada com 4 grupos geradores de 8,5 MW cada.
A obra consistiu na reabilitação do empreendimento existente e no seu aumento em termos de capacidade de produção de energia eléctrica para o atendimento às necessidades da Lunda Norte.
O referido projecto teve um prazo de execução de 87 meses, tendo criado 1000 empregos directos, abrangendo uma população de cerca de 10mil famílias.
Na sequência da missão pelo Leste do país, o titular do sector da energia e águas, vai testemunhar o acto de consignação e lançamento da pedra do projecto de construção da linha de 86 km do corredor Dundo e Nzagi.
Um projecto que surge no âmbito dos objectivos definidos pelo executivo angolano que visa garantir o acesso da população à energia eléctrica e melhorar as condições sociais, assim como desenvolver o sector agro-pecuário e mineiro.