Para a presente edição, dono e presidente Rasgado’s Jazz Club, Francisco Rasgado ‘Babalada’, refere que se pretende, igualmente, fazer uma reflexão do actual estado da cultura, sendo este factor fundamental para o desenvolvimento de qualquer país.
O também jornalista sublinha que, se investida nela, a cultura pode ser transformada capaz em uma indústria, ao chamar a atenção ao Estado para mais investimentos nesse segmento.
Francisco Rasgado justifica que os concertos são partes integrantes de actividades circunscritas na jornada do “Maio é Benguela”, no quadro aniversário da também conhecida cidade de Ombaka, que assinala, a 17 de Maio, 407 anos de existência.
Esse concerto faz parte de um conjunto de dois, sendo que o último se prevê realizar no final de Maio, que, segundo Rasgado, “vai marcar o início visível da nova gestão de Benguela” do governador Luís Nunes.
Os músicos vão ser acompanhados pela banda Acácias Rubras. Rasgado lamenta, porém, a falta de recursos financeiros para realizar, regularmente, festivais de jazz em Benguela.
“Como devem calcular, os recursos financeiros do movimento artístico e cultural é diminuto. Por conseguinte, este encontro vai servir para conversar, discutir e traçar estratégias para o desenvolvimento do jazz e suas variantes”, sublinha o responsável, ao acrescentar que a iniciativa visa, igualmente, promover o desenvolvimento social e de empresas, sobretudo daquelas que têm na arte “a sua principal fonte de inspiração”.
Este jornal deu uma espreitadela à biografia da cantora cartaz do concerto da qual reteve algumas notas históricas que partilha com os leitores. Bevy Jackson é cantora desde 1989.
Nascida na província do Namibe, é filha de imigrantes Cabo-verdianos. Canta Fado, bossa nova, bossa jazz, samba, jazz e música ligeira internacional. Representou Angola na Expo 92 de Sevilha com Eduardo Paim, tendo sido a corista ao lado da actual fadista Mariza.
Já esteve em palco com vários nomes sonantes da música, destacandose, dentre outros, Irmãos Verdades Filipe Mukenga, Nelo Carvalho, PopShow e Bonga. Em 1994, foi co-autora, em Portugal, de alguns temas do CD de PopShow, em que Bevy compôs e interpretou mornas, salsas e baladas.
Por: Constantino Eduardo, em Benguela