Os restos mortais do malogrado general Fernando Dinis Sambimbi “Begin”, cujas ossadas foram entregues ontem à família, com vista a realização de um funeral condigno, no quadro das atribuições da CIVICOP, vão a enterrar no próximo dia 17 de Maio na sua terra natal, no município do Kwemba, província do Bié.
O acto de entrega formal das ossadas do general Begin foi presidido pelo ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, que aproveitou a ocasião para reafirmar o compromisso do Executivo para com as vítimas mortais resultantes dos conflitos que o país viveu, tendo justificado o mote pelo qual a CIVICOP interveio neste caso em concreto, cuja morte foi por doença.
De acordo com o responsável, o acto realizado resultou de uma solicitação da família enlutada no sentido de a CIVICOP localizar as ossadas do referido general, falecido por doença, num momento intenso do conflito militar no país e que não foi possível o seu sepultamento em condições aceitáveis como mandam as tradições e rituais fúnebres.
Assim, justificou o ministro, apesar de o seu passamento físico não ter resultado propriamente do conflito militar, a CIVICOP, por razões humanitárias, acolheu o pedido da família a fim de se realizar um funeral condigno do malogrado, que terá lugar na província do Bié, sua terra natal, sendo que antes, a 15 de Maio, será realizado o seu velório com honras militares, no Estado-Maior General, em Luanda.
O também general Eugénio César Laborinho explicou que, para o alcance desse desiderato, foram colhidas amostras de familiares directos, que comparados com os restos mortais do malogrado, no Laboratório Central de Criminalística do Serviço de Investigação Criminal, foi possível através de um trabalho forense rigoroso.
“Após a verificação do perfil genético do general Begin, foi possível determinar as compatibilidades com os perfis completos da análise da amostra biológica colhidos aos membros da família.
Nestes termos, afirmamos que as ossadas encontradas no município do Kwemba correspondem ao malogrado general Sambimbi”, salientou.
Por outro lado, o ministro do Interior apelou à paciência e compreensão das demais famílias que, até ao presente momento, não viu ainda concluído os seus processos. No entanto, reafirmou, na ocasião, o compromisso do Executivo em continuar a trabalhar com afinco, para o tratamento dos casos ainda pendentes.
Familiares
O primogénito dos 14 filhos do general Begin, Denis Kachivango, agradeceu à oportunidade que a CIVOCOP proporcionou à sua família, em ter localizado os restos mortais do seu pai, realçando que o acto, além de humanitário, é igualmente digno de uma reconciliação com os espíritos.
De igual modo, um dos sobrinhos presente ao acto, João Ventura Ekangala, mostrou-se agradecido pelo gesto da CIVICOP e apelou a esse organismo do Estado, posto à disposição de várias famílias, que continuem de modo a dar alento aos demais que aguardam por este momento.
O general Dissidente das Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), então braço armado da UNITA, o general Fernando Dinis Sambimbi “Begin” passou para as Forças Armadas Angolanas, no quadro do processo de reconciliação e de paz que deu lugar ao sistema multipartidário no início da década de 1990.