A informação foi prestada à imprensa, ontem, pela primeira vice-presidente do grupo parlamentar da UNITA, Navita Ngolo. Falando em conferência de imprensa, a deputada referiu que o momento alto das comemorações acontece de 8 a 12 do mês em curso, na província do Huambo, para onde seguirão os noventa deputados do grupo parlamentar da UNITA, para interagirem com a população local.
Navita Ngolo destacou que Raúl Danda soube representar condignamente o grupo parlamentar da UNITA e que este desempenhou cabalmente o seu papel enquanto representante do povo. “Para esta actividade, já avisamos a presidente da Assembleia Nacional, a Polícia Nacional e o Governo da província do Huambo para não haver mais incidentes como aconteceu na província do Cuando Cubango, onde uma caravana dos nossos deputados foi atacada”, disse Navita Ngolo. Na província do Huambo, acrescentou, os 90 deputados vão avaliar a situação social das populações, assim como radiografar os projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Os deputados vão, ainda, estabelecer contactos directos com os cidadãos, para aferir as suas preocupações sobre a situação socioeconómica da região. As visitas em todos os municípios da província do Huambo estarão também viradas para identificação dos serviços sociais básicos disponíveis nas comunidades e perceber a sua qualidade (educação, saúde, saneamento básico, acesso à água potável, electricidade e alimentação).
Refira-se que o grupo parlamentar da UNITA consagrou o dia 8 de Maio como o Dia do Deputado da UNITA, em homenagem a Raúl Danda, falecido a 8 de Maio de 2021, cujas intervenções, dedicação, patriotismo, humanismo, inteligência, perspicácia e humor político marcaram e influenciaram o modo de ser e de estar de muitos deputados e dos cidadãos que o ouvissem falar quer em português, quer em Ibinda, a sua língua materna.