A informação foi avançada ontem no Lubango pelo porta-voz do Serviço de Investigação Criminal na Huíla, Inspector Segunda Quitumba, tendo dito que os mesmos respondem pelos crimes de associação criminosa, roubo qualificado, posse ilegal de arma de fogo e fabrico e tráfico de munições.
Os três cidadãos, tinham como alvo preferencial os moto-taxistas, sendo que muitas das vítimas acabam mortas durante os assaltos que realizavam na via pública, nos municípios da Matala e Chibia.
“O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Huíla, através do Departamento Municipal da Chibia, em coordenação com o DIIP, efectuou ontem, 01 de Maio, por volta das 6h00, na comuna de Kapunda Kavilongo, no Município da Chibia, à detenção de três indivíduos, com idades entre 29 e 31 anos, implicados nos crimes de associação criminosa, roubo qualificado e fabrico, tráfico e posse ilegal de armas e munições. A detenção dos implicados resultou de diligências operativas iniciadas em 30 de Abril, motivadas por múltiplas denúncias de roubos com recursos a armas de fogo, cometidos contra moto-taxistas naquela região” disse.
Entre os acusados, de acordo com o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal na Huíla, está o suposto autor de um crime de homicídio ocorrido em novembro do ano passado, em que foi vítima uma jovem de 18 anos de idade.
“Foi descoberto que as motorizadas foram roubadas no Município da Matala e na Província da Huíla. Foi possível também a apreensão de uma arma de fogo tipo Galil, associada ao delito, a recuperação de três motocicletas da marca TVS e ainda o esclarecimento de um crime de homicídio qualificado de uma cidadã de 18 anos, ocorrido em 23 de novembro de 2023, cujo autor é um dos detidos, vale salientar que esforços continuam sendo empreendidos para a localização e detenção de outros membros do grupo, bem como a apreensão de armamento adicional em posse dos prófugos. Os detidos serão encaminhados ao Ministério Público para as providências legais cabíveis” informou.
João Katombela, na Huíla