As causas apontadas estão essencialmente ligadas com o excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução, segundo o Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.
De acordo com o resumo da segurança pública do último fim- de-semana, referente aos dias 26, 27 e 28 de Abril do corrente ano, o Comando da Polícia em Luanda registou 15 acidentes de viação, que resultaram em sete mortos, 21 feridos e danos materiais avaliados em mais de sete milhões de kwanzas.
No mesmo período, no âmbito da regularização e fiscalização do trânsito automóvel, foram apreendidas 16 viaturas, 16 motorizadas e 712 cidadãos automobilistas foram sancionados com multa, por diversas infracções ao código de estrada, com destaque para 72 multas por excesso de velocidade, 59 multas por falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel.
Do trabalho de segurança pública desenvolvido nas últimas 72 horas, 70 multas foram aplicadas por não uso do cinto de segurança no trânsito no exercício da condução. O Comando Provincial também apreendeu dez armas de fogo, três armas brancas, e recuperou uma viatura de marca Toyota, modelo Fortuner, de cor cinzenta; aparelhos eletrónicos e utensílios de uso domésticos, antes em posse dos marginais.
Desta acção, foram detidos 155 cidadãos suspeitos de praticar diversos crimes. “No âmbito da repressão e prevenção do crime violento, foram esclarecidos 109 crimes, sendo 75 crimes em flagrante delito e 34 em sequência investigativa, que resultaram na detenção de cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 16 e 58 anos”, esclareceu Nestor Goubel, porta-voz da PN em Luanda.
Acções de prevenção à sinistralidade rodoviária
Setenta e um cidadãos nacionais, automobilistas com idades compreendidas entre 24 e 57 anos, foram detidos pela presumível autoria dos crimes de condução em estado de embriaguez e desobediência ao agente da ordem e os mesmos serão encaminhados para o Tribunal nas próximas horas.
As setenta e cinco barreiras de contenção de velocidade e calmia do tráfego foram colocadas com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito. Foram desenvolvidas 119 acções de policiamento de proximidade e humanização dos serviços em todos os municípios da província de Luanda.
A Direcção do Comando provincial de Luanda da Polícia Nacional apela aos cidadãos no sentido de denunciar todos aqueles que utilizam armas brancas ou de fogo para o cometimento de crimes, ou ainda aqueles que vandalizam o património público para que sejam responsabilizados ao arrepio da lei.
Ainda neste particular, e no mesmo período, importa realçar que a nível nacional, a PN realizou 141 micro-operações, que resultaram na detenção de 344 cidadãos, nas províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Moxico, Malanje, Bié, Cuando Cubango Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Zaire, Malanje, Cabinda, Cunene e Lunda-Sul.
Estas micro-operações resultaram igualmente em apreen-com realce para 14 motociclos, três telemóveis, três televisores, oito garrafas de gás butano, dois computadores, duas electrobombas, quatro caixas de faróis de viaturas, nove bicicletas, um contentor, 469 Kg de estupefaciente, bem como a recuperação de uma viatura, um televisor, uma arca frigorífica, duas armas de fogo e 3.000.000.00 kz.
A actividade de fiscalização do trânsito resultou na apreensão de 981 cartas de condução, 622 livretes, 185 guias e 173 títulos. Sobre a situação das zonas fronteiriças, durante o período em epígrafe, foram registadas 299 ocorrências, tendo sido interpelados 861 elementos, sendo 745 da RDC, 47 da RC, 55 da Namíbia e 13 da Zâmbia, nas províncias da Lunda-Norte, Cunene, Zaire, Cabinda, Uíge, Cuando Cubango, Moxico e Bengo.