São, no total, 22 motorizadas que foram entregues, ontem, pelo Governo Provincial da Huíla ao Comando local da Policia Nacional, para facilitar o patrulhamento nos 14 municípios, com realce para o Lubango, capital da província.
Durante a cerimónia de entrega dos referidos meios, o governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi Dala, disse reconhecer que para a Polícia Nacional desenvolver as suas actividades com brio necessita de meios humanos e materiais.
Em função disso, afirmou o governante, o Governo Provincial está aberto para atender qualquer necessidade da Policia Nacional, desde que tenha como fim último a protecção dos bens públicos e privados, bem como a garantia da segurança dos cidadãos.
“Nós trabalhamos em função das grandes preocupações que a própria população nos tem apresentados. Como se sabe, as dificuldades são imensas. A Polícia precisa ser apoiada e é este apoio que nós damos a corporação sempre que as condições o permitem”, destacou, referindo ainda que, “numa primeira fase demos 22 motorizadas para brevemente adquirirmos viaturas com vista a dar uma maior cobertura em função do crescimento populacional da província da Huíla”.
Por seu lado, o comandante provincial da Policia Nacional na Huíla, comissário Divaldo Martins, disse que, com os meios recebidos, o patrulhamento será reforçado, dando maior capacidade de respostas às necessidades do cidadão.
O oficial superior da Polícia Nacional, informou ainda que as motorizadas recebidas do Governo Provincial da Huíla vão ser distribuídas aos 14 municípios, sendo que o maior número ficará para o município do Lubango.
“Tendo em conta que o Lubango representa uma grande responsabilidade territorial pela sua densidade e por ser o município que apresenta mais desafios em termos de segurança, com as motas já existentes, juntando estas, vamos ter uma maior capacidade de cobertura principalmente no interior dos bairros periféricos”.