O director do gabinete provincial de infra- estrutura de Luanda, Calunga Quissanga, explicou que a nível das vias existem vias primárias da responsabilidade ministeriais, secundárias e terciárias que estão a cargo do governo provincial, porém, nas terciárias as administrações municipais também podem intervir.
Calunga Quissanga contou que a província de Luanda tem uma rede rodoviária de mais de 10 mil quilómetros, porém, pouco menos de 10% destas vias estão infra-estruturadas, ou seja, têm tapete asfáltico, passeios e drenagem. Actualmente o governo provincial tem em marcha o programa de melhoria das estradas de Luanda, onde estão programadas 78 vias que receberão intervenção pro- funda, superficiais e pontuais.
Os trabalhos realizados darão uma extensão de 66 quilómetros intervencionadas. Algumas destas vias já foram intervencionadas e entregues. As obras estão a decorrer em todos os municípios e distritos, a nível da cidade de Luanda, umas com maior intervenção que as outras, sendo que até ao momento os trabalhos estão na ordem dos 41% de execução física.
“No município de Viana, por exemplo, estamos a olhar com bastante atenção na conhecida via do Cemitério, que nós chamamos Viana-Calumbo, e a que dá acesso ao Mercado do Km 30. Por agora, estão num processo de conformação e, a qualquer momento, as obras podem arrancar”, frisou Calunga Quissanga.