Obrigado pela oportunidade que me dão! Esta semana celebrou-se o Dia Mundial do Livro e dos direitos de autor, porém em Luanda e um pouco pelo país, muitas acti- vidades para o incentivo da leitura foram realizadas.
Especialistas falaram sobre o assunto e também sobre as razões que levam os jovens e adultos a lerem menos do que antes. Penso que as políticas de incentivo à leitura estão fracassadas em Luanda e um pouco pelo país, por conta do sistema de educação vigente.
O ensino, neste momento, enfrenta uma crise pedagógica e metodológica que põe e continuará a pôr em risco o futuro das próximas gerações.
Um professor mal pago e um pai que não tem, minimamente, as condições mate- riais criadas, não terão como criar condições para as questões espirituais. Deste modo, penso que o Estado, a família e outros agentes devem ser mais sérios na melhoria das condições sociais.
E com o surgimento das redes sociais, os jovens preferem imagens e vídeos obscenos do que propriamente usar os motores de busca para a investigação e saberem mais sobre História, Geografia, Matemática, Filosofia e outras ciências, por isso a cultura é cada vez mais pobre!