Os quatro cidadãos, nomeadamente, Ulala Augusto Lundemba, Lucas Castro Lucanga, Paulino Paulo Figueira, Marcos da Conceição Bomba Peso, com idades compreendidas entre os 23 e 49 anos, foram detidos em Calandula, no último sábado, no bairro Guvo, sob o crime de roubo concorrido com burla.
De acordo com o porta-voz do SIC-Malanje, Augusto André, o delito ocorreu quando os implicados introduziram-se na residência de uma anciã de 95 anos de idade, sobre pretexto de a mesma ser feiticeira e subtraíram valores monetários na ordem dos 300.000.00 kwanzas. Usaram o desaparecimento para sustentar a ideia de que a senhora era feiticeira, pelo que esta mostrou-se preocupada.
Outrossim, para que o “feitiço fosse retirado” da residência da anciã e não voltasse a causar prejuízos a si e à vizinhança, os acusados cobraram valores monetários aos moradores que totalizou o montante de 163.000.00 kwanzas. Os efectivos do SIC, tão logo tomaram conhecimento da ocorrência, efectuaram diligências que culminaram com a localização e detenção dos implicados.
Não se tratava de feitiço nenhum e os quatro cidadãos conseguiram ludibriar todo mundo. O SIC, do valor aldrabado, procedeu à recuperação de apenas 72.000.00 kz, bem como a apreensão dos meios que usavam para cometimento do delito. Os meios apreendidos são os dois bonecos de madeira que aparecem na foto