A 43.ª edição do Campeonato Nacional de atletismo de estrada, em ambos os sexos, que estava agendado para o dia 20 do deste mês, na província do Huambo, foi remarcada para 27 do corrente.
A informação foi avançada a este jornal, nesta Quarta-feira, pelo vice-presidente da entidade reitora da modalidade no país, Jorge Cruz. O dirigente destacou que o evento será disputado nas categorias de juniores e seniores.
De acordo com os regulamentos da competição, os três melhores de cada categoria serão premiados com certificados de participação. Recorde-se que, na edição passada, o Interclube foi o vencedor nas categorias individuais e por equipa, em seniores masculinos e femininos.
Em individual masculino, o pódio foi preenchido por Jeremias Candumbo, João Kativa e Alexandre João, todos do Interclube de Angola, que percorreram o trajecto da prova no intervalo, entre 47 e 48 minutos.
Na classe feminina, Ernestina Paulino e Lúcia Capiñgala, ambas da formação dos “polícias”, ocuparam os primeiros dois lugares, todas com uma hora e dois minutos de percurso, ao passo que Joana Helena, do Petro de Luanda, ficou no terceiro lugar, com menos um minuto.
Por equipa, em masculino, os dois últimos lugares do pódio foram ocupados pelo Petro de Luanda e Deolinda Rodrigues do Huambo, sendo que em feminino, na segunda e na terceira posição, ficaram, respectivamente, o Chiwewe Sport Club do Huambo e a Escola de Atletismo da Quibala (Cuanza-Sul).