Na presença do secretário executivo da organização, Elias Magosi, os diplomatas avaliaram também, segundo uma nota de imprensa, questões internas fundamentais, com foco especial no Fórum de Diálogo SADC-EUA. Durante a reunião, na Embaixada de Angola em Washington DC, enfatizou-se a importância da colaboração estratégica entre os embaixadores e as instituições norte-americanas, visando o desenvolvimento da região da SADC.
Os diplomatas apresentaram um resumo das actividades realizadas junto das autoridades e instituições norte-americanas, especialmente em temas de interesse comum para a região e os países membros. Por outro lado, Elias Magosi destacou a necessidade de disseminar documentos e relatórios do Conselho da SADC para alinhar metodologias e estratégias entre todos os envolvidos. para a Mauritânia.
A conferência “O Nosso Oceano” é um esforço internacional, lançado em 2014 e organizado anualmente por um governo diferente, com o objectivo de promover a governação mundial dos oceanos e acções de apoio à conservação marinha e ao desenvolvimento sustentável.
A iniciativa mobilizou desde então mais de 2,160 autorizações no valor de cerca de 130 mil milhões de dólares. Segundo dados de Bruxelas, os oceanos e os mares cobrem 71% da superfície terrestre e são afectados pelo aquecimento global, as práticas insustentáveis, a pesca ilegal, a poluição e a perda de ‘habitats’ marinhos.
A Conferência sobre os nossos Oceanos visa intensificar os esforços colectivos para abordar estas questões. Reúne países de todo o mundo, a sociedade civil e a indústria para inspirar soluções conjuntas e apresentar compromissos ambiciosos para proteger os oceanos. Actualmente, Angola detém a presidência rotativa da SADC e o grupo de embaixadores em Washington DC é liderado pelo diplomata angolano nos EUA, Agostinho Van-Dúnem.
A SADC é uma comunidade económica regional composta por Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, eSwatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.