O Recreativo do Libolo do Cuanza-Sul desistiu dos 16 avos-de-final da Taça de Angola, onde hoje, às 15:00, devia visitar o Juventude Atlético de Saurimo, no Estádio das Mangueiras. Segundo o comunicado da Federação Angolana de Futebol (FAF), as razões da desistência do emblema da Vila de Calulo não foram avançadas, mas é público que a equipa em questão está com dificuldades financeiras. Em função disso, segue para os oitavos-de-final da segunda maior prova do calendário do órgão reitor da modalidade a formformação da
cidade diamantífera de Saurimo.
No seu histórico, o Recreativo do Libolo do Cuanza-Sul conta com quatro títulos do Girabola, Campeonato Nacional (2011, 2012, 2014 e 2015). Na Liga dos Clubes Campeões africanos, o clube da Vila de Calulo chegou apenas uma vez na fase de grupos, em 2013.
Actualmente, a formação fundada a 14 de Agosto de 1942 ocupa a última posição do Girabola com 12 pontos, a pior classificação desde que o general Higino Carneiro deixou a direcção do clube. A mesma nota refere que o jogo entre o Estrela 1º de Maio de Benguela e Sporting de Cabinda não será realizado por desistência da equipa leonina.
Por esse motivo, a formação das terras das Acácias Rubras garante o apuramento à outra fase. O Sporting de Cabinda, que recentemente venceu, por duas bolas a uma, no Girabola 2023/204, tem enfrentado enormes problemas financeiros jornada a jornada. Aliás, os leões da província mais a Norte do país já averbaram duas faltas de comparências no Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, logo estão proibidos de levar a terceira sob de ser despromovido.