O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, descartou, neste sábado, em Luanda, a possibilidade de Angola organizar o Campeonato Africano de futebol, em 2029
Afirmou que a prioridade no momento do país é a comemoração condigna dos 50 anos de independência nacional, a assinalar-se em 2025.
Falando à imprensa, à margem da audiência que o Chefe de Estado, João Lourenço, concedeu ao Presidente da CAF, Patrice Motsepe, o líder do órgão reitor do desporto em Angola disse, no entanto, que tudo será feito para a qualificação ao próximo CAN e tentar chegar à final.
Comentando o apelo da CAF sobre a necessidade de envolver o sector privado para Angola ganhar o próximo CAN, disse que a nível do desporto actualmente já não é possível apenas os Estados segurarem os grandes investimentos a nível do futebol e do desporto em geral.
Informou que o sector que dirige prevê realizar “coisas boas em 2025”, acrescentando que este ano já foram realizadas algumas experiências.
Citou como exemplo o OPEN de Judo, terminado na semana última, no Pavilhão Multiuso do Kilamba, em Luanda.
A possibilidade de Angola chegar à final e vencer o CAN de Marrocos, em 2025, é de albergar a edição de 2029 foram aventadas na sequência do desempenho da Selecção Nacional na prova disputada em Janeiro deste ano (devia ocorrer em 2023), na Côte d’ Ivoire, onde atingiu, pela terceira vez no histórico, os quartos-de-final, depois do Ghana’ 2008 e Angola’ 2010.