O governante britânico destacou, em declarações à imprensa, à saída da audiência com o governador de Benguela, o bom ambiente nas relações entre Angola e o seu país, adiantando que recebeu informações bastante valiosas relacionadas com o Corredor Económico do Lobito e o Porto Comercial, nos quais o seu país investe meio bilião de dólares.
“Em relação ao montante que nós temos disponíveis, podemos oferecer o conhecimento das companhias britânicas e também destaco o nosso bom relacionamento com o Governo de Angola, porque nós acreditamos no Corredor do Lobito trará prosperidade para milhões de pessoas e estabilidade para este continente”, considerou.
Richard Benyon salientou que o Reino Unido está interessado no Corredor do Lobito e, por conta do qual, vai injectar milhões de dólares, sobretudo para melhoria da sua infra-estrutura. “E penso que todos os dólares que nós dispensarmos vai ter um efeito múltiplo, porque vai beneficiar e fazer com que haja prosperidade.
E nós estamos a olhar para o desenvolvimento de Angola e outras possibilidades que possamos ajudar para a visão do corredor do Lobito”, referiu. Em relação à desminagem, um processo em curso no país que conta também com financiamento do Reino Unido, o governante europeu afirmou ter agendado encontros com a ONG Hallo Trust, de quem espera obter informações relativas ao nível de optimismo dessa empreitada. “E o que eles podem fazer. Angola já não tem minas. Angola poderá progredir muito mais”, projectou o ministro de Estado do Reino Unido.
POR: Constantino Eduardo, em Benguela