O concurso, centrado na descoberta de novos autores angolanos, visa impulsionar a escrita literária criativa, estimular hábitos de leitura e escrita, bem como promover o lançamento de novos autores no mercado nacional.
Nesta primeira edição, os promotores pretendem seleccionar 20 obras literárias “inéditas”, na categoria acima mencionada. Adilson Gonçalves, director da referida biblioteca comunitária, disse ao jornal OPAÍS que as obras seleccionadas vão disputar entre si para se encontrar apenas uma vencedora, cujo autor vai ser contemplado com um valor monetário de 200 mil kwanzas e uma menção honrosa.
Além disso, vai beneficiar do processo de edição, publicação e distribuição da mesma em bibliotecas e escolas, sob financiamento da entidade promotora do concurso. “O Prémio Yola Castro é um patrocínio do Centro Educacional Yola Castro e, nesta primeira edição, a obra vencedora será objecto de leitura no clube de leitura da Biblioteca Contr´Ignorância, na rubrica “Na Roda”, tal como as menções honrosas”, disse.
Adilson Gonçalves adiantou que as candidaturas estão abertas e é acessível a todas as pessoas interessadas, desde que sejam cidadãos nacionais, maiores de 18 anos de idade, com habilidades literárias e que não tenham qualquer obra publicada.
Recolha e critérios de avaliação
O responsável avançou que as obras deverão ser remetidas à organização no formato digital, através de um endereço disponível no seu site e nas suas páginas das redes sociais, e no formato impresso, aos Sábados, na sede da Biblioteca Contr´Ignorância, Bairro Marçal, distrito do Rangel, em Luanda.
As obras habilitadas no acto de inscrição, de acordo ainda com o mentor do concurso, serão avaliadas e classificadas seguindo os critérios de originalidade e relevância da obra; qualidade estética e literária; qualidade de escrita do texto; impacto na sociedade e contribuição à cultura nacional, assim como a qualidade dos aspectos formais da obra.
Após o processo de inscrição, selecção e avaliação das obras, seguir-se-á a divulgação dos nomeados, num acto que deverá acontecer entre 19 e 24 de Maio próximo. Já a gala de premiação está agendada para o dia 25 de Maio, do corrente ano, data em que é celebrado o Dia de África.
Sobre o Prémio
O “Prémio Yola Castro”, que era inicialmente uma categoria do festival Slam Contra Ignorância, iniciado em 2021, foi criado por aquela biblioteca comunitária para homenagear Yola Castro, a professora, escritora, contadora de histórias, palestrante e consultora literária e da educação. Isso por todo o trabalho que a mesma tem desenvolvido há décadas, em prol da educação e da cultura nacional, dentro das comunidades periféricas